Divina Vontade

Logo para refa (1)

Congregação das irmãs da

IRMÃS DA DIVINA VONTADE

Nossas Origens

Nossa Congregação Irmãs da Divina Vontade, de origem italiana, nasceu na cidade de Bassano Del Grappa – Itália, no ano de 1865, nossa fundadora é a Beata Gaetana Sterni.
“Em 1865, com a profissão das duas primeiras companheiras na simplicidade e privacidade, “teve início a Congregação. A Fundadora a confia à proteção de São Francisco de Sales e de Santa Joana Francisca de Chantal, cujos exemplos comprometem cada irmã a viver em espírito de humildade, abnegação, doçura e grande confiança em Deus. (C4.)
Somos uma Congregação religiosa de direito pontifício, reconhecida na Igreja desde o ano de 1934, pelo Papa Pio XI, com o nome de Irmãs da Divina Vontade. (Cf. C.3)
A Beata Gaetana afirma: que foi um instrumento do qual Deus se serviu para fundar a congregação; portanto em seus escritos ela diz: ‘De minha parte não fiz mais do que seguir os caminhos, e quem sabe quão imperfeitamente, que a providência traçava à minha frente. Por isso somente a ela se deve atribuir a existência da Congregação.” (Escritos da Fundadora, p. 330)

Carisma

A congregação é chamada por carisma anunciar com a vida que a caridade é cumprimento da Vontade de Deus… Que fazer a Vontade de Deus é vivermos harmonizados N’Ele, numa tranquilidade interior que faz-nos saborear o amor do Pai e torna-nos capazes de comunicar aos outros a alegria, fruto do amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

Como Gaetana, primeira Filha Divina Vontade nos empenhamos, a fim de que a busca, o abandono, o cumprimento da vontade do Pai, sejam “… o único ardente anseio … ”

Espiritualidade

Das Constituições: “Seguindo o Senhor Jesus, nos deixaremos conduzir pelo Espírito até fazermos da vontade do Pai o centro de nossa vida. Na oração assídua hauriremos a riqueza deste mistério conforme a graça que nos é dada a exemplo da experiência espiritual de Madre Gaetana” (C. 63). “Seremos perseverantes na oração, fazendo nossa com predileção esta palavra: Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (C. 64).
“Veneramos Maria, mãe do Senhor, que foi proclamada por Ele bem-aventurada por ter ouvido e posto em prática a Palavra. Imitaremos a sua adesão à vontade de Deus e, rogando-lhe diariamente, peçamos que nos ajude a repetir em cada acontecimento: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade.” C. 66). “A Palavra de Deus deverá permanecer entre nós abundantemente, porque é revelação do próprio Deus e manifestação do mistério de sua vontade. Devemos meditá-la com assiduidade, conservá-la em nosso coração e crer que ela, sem que saibamos como, germinará, crescerá e frutificará.”(C. 68).
“Se formos dóceis ao Espírito realizar-se-á progressivamente também em nós aquela harmonia entre ação e contemplação que caracterizou a vida da Madre Fundadora. Então a escuta da Palavra se traduzirá em escuta dos homens; a adoração em reconhecimento dele nas criaturas; a intercessão em solidariedade com os que sofrem; o louvor em testemunho de alegria no meio em que vivemos.” (C. 73).

Retiros mensais

Das Constituições: Para cultivo de nosso espírito teremos dias de oração e solidão com Deus no retiro espiritual mensal e anual (C. 69).

Difusão do Carisma no mundo

As irmãs da Divina Vontade, consagradas como Gaetana à vontade de Deus, empenham-se a colocar toda sua vida a serviço do desígnio que Deus tem sobre elas e sobre a história, buscando testemunhar, com gestos simples e meios pobres como a sua Fundadora, que a vontade de Deus é amor e salvação para todos.
Testemunham isso na cotidianidade, respondendo às necessidades que a realidade em que estão inseridas, manifesta.

Não têm obras próprias, mas colaboram com leigos, instituições religiosas e eclesiais, preferivelmente aí onde a vida está ameaçada, rejeitada, esquecida, impedida.
Através da assistência domiciliar alcançam anciãos e doentes necessitados de assistência e de cura, mas também famílias em dificuldade e afastadas da fé.
Estão presentes também nas paróquias compartilhando a vida do povo e empenhando-se na formação humana, espiritual e cristã desde os pequenos até os adultos.

Têm sempre uma atenção particular em relação aos mais pobres e distantes ou afastados.

Projetos de Solidariedade

Nosso empenho é de estabelecer relações de confiança, fraternidade e amizade, com as pessoas que nos acolhem, e juntas construir projetos que lhes permitam apoderar-se da própria humanidade e dignidade.

Estes projetos colocam em circulação energias e recursos às vezes desconhecidos aos diferentes protagonistas. Permitem reerguer-se de uma situação de extrema pobreza e dificuldade, sobretudo, oferecem a possibilidade de fazer caminho juntos criando ambientes mais solidários, justos e fraternos.
Ajudam criar ambientes dos quais, é possível encontrar-se com a própria e alheia humanidade desfigurada pela dor, mas não por isso aniquilada ou esquecida por Deus e pelos homens. Lugares nos quais é possível sentir a proximidade solidária de Deus em relação a todos, mas em particular, em relação aos mais fracos, aos últimos deste mundo.
Fazer projetos, para nós não significa limitar-se a fazer coisas ou arrecadar dinheiro para grandes obras, e nem para colocar-se contra um Estado ou Instituições que não atuam.

Queremos, através de pequenas respostas concretas, dizer a nossa paixão pela vida humana e a nossa certeza que Deus está presente na história para redimi-la toda, a partir dos últimos.
Deste modo, se de um lado nosso empenho consiste em ajudar fazer surgir e crescer uns movimentos da sociedade civil ou, formar para “o senso crítico”: conscientização especialmente dos jovens e das mulheres; educação à ação não violenta (que não é passividade, resignação, mas empenho forte com meios não destruidores do outro), do outro, não deve ser menos forte o empenho de fazer passar, através destas ajudas concretas, o Evangelho de Jesus Cristo, o pensamento e os critérios de Deus sobre o homem.

As Nossas Comunidades

Não somos uma grande Congregação, mas somos deslocadas em três continentes: Europa, África e América Latina, onde a Congregação realiza a mesma missão em atividades apostólicas diversas, de acordo com as realidades, em suas necessidades emergentes, também de acordo com os nossos recursos e possibilidades de respostas.
Em cada lugar, nos empenhamos responder de maneira evangelicamente libertadora, aos desafios apresentados nas várias realidades humanas, pondo sempre o acento na escolha em favor dos pobres e dos oprimidos, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).
Com exceção da Casa Mãe e Casa Betânia, a comunidade que acolhe as irmãs doentes e anciãs da congregação; a maior parte das nossas comunidades é constituída por pequenos grupos de irmãs. Isso nos permite viver relações fraternas mais profundas e essenciais e também compartilhar as alegrias e as fadigas, esperanças e angústias, de quem a cada dia comprometem a manter viva a própria família e fazer dela o lugar da acolhida e da hospitalidade. Lugar no qual a Palavra de Deus é central e a missão torna-se sua mais concreta expressão.
Hoje as comunidades das irmãs da Divina Vontade se multiplicaram no mundo e outras mulheres diversas por proveniência, idade, raça e cultura vivem juntas no desejo de buscar, amar e cumprir como Gaetana a Vontade de Deus.
Estamos presentes na Itália, Albânia, Brasil, Camarões, Benin, Colômbia, Equador e Alemanha.
Consagradas como Gaetana à vontade de Deus, nossa vida é dedicada ao próximo necessitado, especialmente os pobres. Empenhamo-nos a fim de que nossa vida seja para os irmãos um anúncio de salvação e um sinal do amor que o Pai tem para com eles.
Vivemos este ministério de caridade segundo as necessidades, os tempos e os lugares, fazendo-nos irmãs de quantos de nós se aproximam. Com eles procuramos condições e motivações para vivermos valorizando meios pobres e gestos simples.
Rolar para cima