Divina Vontade

Logo para refa (1)

Congregação das irmãs da

Irmãs da Divina Vontade

Lorem ipsum

Lorem ipsum

Nossas Origens

Somos mulheres que buscamos viver profundamente a própria consagração, seguindo Cristo, obediente e servo, com paixão e empenho. Juntas, na diversidade que nos caracteriza nos empenhamos, mesmo com os nossos limites,viver na Igreja e no mundo a busca constante e apaixonada da vontade de Deus na história e na vicissitude humana de cada homem e mulher que habita a terra. Sentimo-nos chamadas a testemunhar que a vontade de Deus é compaixão, desejo de bem para todos, fraternidade e solidariedade;também empenho para promover, fazer florescer, sempre e em toda parte, a vida.

Carisma

A congregação é chamada por carisma anunciar com a vida que a caridade é cumprimento da Vontade de Deus… Que fazer a Vontade de Deus é vivermos harmonizados N’Ele, numa tranquilidade interior que faz-nos saborear o amor do Pai e torna-nos capazes de comunicar aos outros a alegria, fruto do amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

Como Gaetana, primeira Filha Divina Vontade nos empenhamos, a fim de que a busca, o abandono, o cumprimento da vontade do Pai, sejam “… o único ardente anseio … ”

Espiritualidade

Das Constituições: “Seguindo o Senhor Jesus, nos deixaremos conduzir pelo Espírito até fazermos da vontade do Pai o centro de nossa vida. Na oração assídua hauriremos a riqueza deste mistério conforme a graça que nos é dada a exemplo da experiência espiritual de Madre Gaetana” (C. 63). “Seremos perseverantes na oração, fazendo nossa com predileção esta palavra: Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (C. 64).
“Veneramos Maria, mãe do Senhor, que foi proclamada por Ele bem-aventurada por ter ouvido e posto em prática a Palavra. Imitaremos a sua adesão à vontade de Deus e, rogando-lhe diariamente, peçamos que nos ajude a repetir em cada acontecimento: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade.” C. 66). “A Palavra de Deus deverá permanecer entre nós abundantemente, porque é revelação do próprio Deus e manifestação do mistério de sua vontade. Devemos meditá-la com assiduidade, conservá-la em nosso coração e crer que ela, sem que saibamos como, germinará, crescerá e frutificará.”(C. 68).
“Se formos dóceis ao Espírito realizar-se-á progressivamente também em nós aquela harmonia entre ação e contemplação que caracterizou a vida da Madre Fundadora. Então a escuta da Palavra se traduzirá em escuta dos homens; a adoração em reconhecimento dele nas criaturas; a intercessão em solidariedade com os que sofrem; o louvor em testemunho de alegria no meio em que vivemos.” (C. 73).

Retiros mensais

Das Constituições: Para cultivo de nosso espírito teremos dias de oração e solidão com Deus no retiro espiritual mensal e anual (C. 69).

Difusão do Carisma no mundo

As irmãs da Divina Vontade, consagradas como Gaetana à vontade de Deus, empenham-se a colocar toda sua vida a serviço do desígnio que Deus tem sobre elas e sobre a história, buscando testemunhar, com gestos simples e meios pobres como a sua Fundadora, que a vontade de Deus é amor e salvação para todos.
Testemunham isso na cotidianidade, respondendo às necessidades que a realidade em que estão inseridas, manifesta.

Não têm obras próprias, mas colaboram com leigos, instituições religiosas e eclesiais, preferivelmente aí onde a vida está ameaçada, rejeitada, esquecida, impedida.
Através da assistência domiciliar alcançam anciãos e doentes necessitados de assistência e de cura, mas também famílias em dificuldade e afastadas da fé.
Estão presentes também nas paróquias compartilhando a vida do povo e empenhando-se na formação humana, espiritual e cristã desde os pequenos até os adultos.

Têm sempre uma atenção particular em relação aos mais pobres e distantes ou afastados.

Projetos de Solidariedade

Nosso empenho é de estabelecer relações de confiança, fraternidade e amizade, com as pessoas que nos acolhem, e juntas construir projetos que lhes permitam apoderar-se da própria humanidade e dignidade.

Estes projetos colocam em circulação energias e recursos às vezes desconhecidos aos diferentes protagonistas. Permitem reerguer-se de uma situação de extrema pobreza e dificuldade, sobretudo, oferecem a possibilidade de fazer caminho juntos criando ambientes mais solidários, justos e fraternos.
Ajudam criar ambientes dos quais, é possível encontrar-se com a própria e alheia humanidade desfigurada pela dor, mas não por isso aniquilada ou esquecida por Deus e pelos homens. Lugares nos quais é possível sentir a proximidade solidária de Deus em relação a todos, mas em particular, em relação aos mais fracos, aos últimos deste mundo.
Fazer projetos, para nós não significa limitar-se a fazer coisas ou arrecadar dinheiro para grandes obras, e nem para colocar-se contra um Estado ou Instituições que não atuam.

Queremos, através de pequenas respostas concretas, dizer a nossa paixão pela vida humana e a nossa certeza que Deus está presente na história para redimi-la toda, a partir dos últimos.
Deste modo, se de um lado nosso empenho consiste em ajudar fazer surgir e crescer uns movimentos da sociedade civil ou, formar para “o senso crítico”: conscientização especialmente dos jovens e das mulheres; educação à ação não violenta (que não é passividade, resignação, mas empenho forte com meios não destruidores do outro), do outro, não deve ser menos forte o empenho de fazer passar, através destas ajudas concretas, o Evangelho de Jesus Cristo, o pensamento e os critérios de Deus sobre o homem.

As Nossas Comunidades

Não somos uma grande Congregação, mas somos deslocadas em três continentes: Europa, África e América Latina, onde a Congregação realiza a mesma missão em atividades apostólicas diversas, de acordo com as realidades, em suas necessidades emergentes, também de acordo com os nossos recursos e possibilidades de respostas.
Em cada lugar, nos empenhamos responder de maneira evangelicamente libertadora, aos desafios apresentados nas várias realidades humanas, pondo sempre o acento na escolha em favor dos pobres e dos oprimidos, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).
Com exceção da Casa Mãe e Casa Betânia, a comunidade que acolhe as irmãs doentes e anciãs da congregação; a maior parte das nossas comunidades é constituída por pequenos grupos de irmãs. Isso nos permite viver relações fraternas mais profundas e essenciais e também compartilhar as alegrias e as fadigas, esperanças e angústias, de quem a cada dia comprometem a manter viva a própria família e fazer dela o lugar da acolhida e da hospitalidade. Lugar no qual a Palavra de Deus é central e a missão torna-se sua mais concreta expressão.
Hoje as comunidades das irmãs da Divina Vontade se multiplicaram no mundo e outras mulheres diversas por proveniência, idade, raça e cultura vivem juntas no desejo de buscar, amar e cumprir como Gaetana a Vontade de Deus.
Estamos presentes na Itália, Albânia, Brasil, Camarões, Benin, Colômbia, Equador e Alemanha.
Consagradas como Gaetana à vontade de Deus, nossa vida é dedicada ao próximo necessitado, especialmente os pobres. Empenhamo-nos a fim de que nossa vida seja para os irmãos um anúncio de salvação e um sinal do amor que o Pai tem para com eles.
Vivemos este ministério de caridade segundo as necessidades, os tempos e os lugares, fazendo-nos irmãs de quantos de nós se aproximam. Com eles procuramos condições e motivações para vivermos valorizando meios pobres e gestos simples.
Rolar para cima