Irmãs da Divina Vontade
Irmã Gina Pesavento faz sua Páscoa definitiva
“E a vontade do Pai que me enviou é esta:
Que eu não perca nada do que ele me deu,
mas, que o ressuscite no último dia”.
Irmã Gina Pesavento, nasceu em Buenos Aires-Argentina no dia 11 de dezembro de 1936.Seu nome de batismo era Maria Antonia Pesavento, filha de Italianos, o pai Rocco Pesavento e a Mãe Gina Celi Pesavento, teve um irmão chamado Antonio e uma irmãzinha que veio a falecer depois de alguns meses de seu nascimento.
No período, em que a Itália se estabilizava economicamente, a família Pesavento retornou ao seu paísna cidade Valstagna,onde Irmã Gina cresceu e viveu sua adolescência e juventude, local então escutou o chamado para a vida Religiosa consagrada e conheceu as irmãs da Divina Vontade.
Encantada pela vida religiosa, entrou na congregação das Irmãs da Divina Vontade, em 1956, aos seus 20 anos. Inicia sua formação para religiosa, em 1959, forma-se para Professora no instituto Magistral. Pronuncia seu Sim definitivo, consagrando-se a Deus e seu reino no dia 30 de outubro de 1963 aos27 anos de idade.
Irmã Gina Pesavento,impulsionada pelo espírito missionário e disponibilidade à Vontade de Deus, é enviada pela congregação ao Brasil, no dia 23 de marçode 1969, aos seus 33 anos chegana cidade de Fartura (SP).
Com muita gratidão, recordamos sua trajetória de vida e missão, em nosso Brasil. Dos 46 anos de Brasil, grande parte viveu em Fartura, junto ao povo, que tanto amou.
Em nossa primeira casa no Brasil, em Fartura (SP), Irmã Gina assumiu um serviço no interno da congregação, de acompanhar as jovens iniciantes na vida religiosa consagrada, na etapa do aspirantado e logo depois a etapa do noviciado.
Passou por várias comunidades do nosso Brasil, servindo a Deus e ao próximo: Guarulhos, Taboão da Serra, Suzano, São Paulo no bairro Filhos da Terra (ocupação), como também em Ortigueira- Paraná.
Na cidade de Fartura esteve por quatro vezes,em 1969, depois em 1977, retornou em 1983 e concluiu sua missão aqui em Fartura de 1995 a 2015, retornando em sua terra de origem, à Itália.
Irmã Gina muito querida pelo povo farturense, marcou sua presença na paróquia como catequista, ministra da Eucaristia, visita aos doentes, foi uma presença significativa no lar são Vicente de Paula. Uma mulher mística de grande profundidadeespiritual.
Foi uma grande animadora no serviço à Pastoral Vocacional, sempre atenciosa e empenhada em ajudar às jovens na caminhada de discernimento. Colaborou com empenho na formação de alguns seminaristas Teatinos, seja no ensino da língua italiana, como na dimensão Bíblica e espiritualidade. Com muito carinho acompanhou por muito tempo o grupo da fraternidade da Divina Vontade em Fartura.
Irmã Gina deixou-nos seu testemunho de Fé e fidelidade ao Senhor, uma mulher consagrada com uma vida de oração assídua, mesmo enfrentando sua frágil saúde e idade avançada alimentava sua vida espiritual,por meio do sacramento da Eucaristia e da Palavra de Deus, buscando em tudo realizar a Divina Vontade.
Agradecemos a Deus pelo dom da vida de Irmã Ginacompartilhada, por longos anos em nossa pátria, nas várias realidades em que passou, fazendo o bem. Ela que buscou responder com um testemunhode fidelidade à sua vocação,mediante uma entrega amorosa à Deus, anunciando que a Sua Vontade é de bem, amor e salvação para todos.
Nossa gratidão pelas tantas formas de presença que vocês, povo de Fartura, tiveram para com Ir. Gina. Ela se sentia acolhida e amada por vocês e fortalecida nas suas dificuldades e por todos rezava. Agradecemos a tantas formas de carinho e atenção que lhe foram dispensadas tudo contribuiu para que pudesse sentir-se parte deste povo e continuar assim sua missão com alegria. Tenham certeza que poderão continuar contando com suas preces, porque agora no céu será nossa grande intercessora. Recebam nossos agradecimentos,Deus abençoe a todos.
“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
2 Timóteo 4:6,7