"Que a alegria do Cristo ressuscitado seja nossa força sempre ".
Religiosos de Belo Horizonte em missão a Brumadinho.
Semana Santa e tríduo Pascal junto ao Povo de Brumadinho –MG
Estar com o povo em brumadinho e nas realidades que foram atingidas pelo crime da Vale do Rio Doce, foi um momento significativo não só para eles, que nos agradecia o tempo todo pela nossa presença, mas com certeza para todos nós vida religiosa cosagrada de Belo Horizonte. Com o projeto de juntos ser presença de escuta, sinal esperança e de apoio na busca de seus direitos, nos dirigimos a brumadinho para viver com eles a semana santa e a festa da Páscoa..
Não tinha como não sentir dor em especial a familiares que perderam seus entes queridos, a espera por notícias o desejo de encontrar seus corpos para serem sepultados de maneira digna.
Dividimos de dois a dois para cada realidade.. cada grupo procurou realizar os momentos celebrativos. Junto a outra irmã de manhã fazíamos visita e a noite reuniamos com todos para oração e celebração: oração, eucaristia ..lava pés, benção do fogo .. renovação do batismo e depois confraternização, tudo acontecia na casa das famílias, .praticamente a semana toda com eles sem deixar passar as celebrações da semana Santa, porque onde ficamos era assentamento eles não tinham como ir a cidade para as celebrações.
oração do terço nas famílias onde contemplamos a caminhada deles na busca da terra nos mistérios, onde chamou muito a atenção deles.
Para mim foi experiência marcante de disponibilidade e gratuidade junto a eles. Na missa de encerramento foi citado pelo Bispo dom Valmor a presença constante e apreciada da vida religiosa consagrada em meio a esta realidade tão sofrida .
Aqui reafirma que nossa presença, em meio aqueles que necessitam, é a proposta de vida que faz parte do projeto e da Vontade de Deus nos chama a viver o dom da vocação não sozinhos mas juntos daqueles que necessitam de força e esperança.
Irmã Valeria Barbosa