Sínodo dos Jovens
Em Conecção
O Instrumento de Trabalho do próximo Sínodo sobre a juventude, poderá ser o local onde encontrar a descrição da variedade do pensamento dos jovens, de suas esperanças e de suas dificuldades.
O Instrumentum Laboris está estruturado em três partes -reconhecer, interpretar e escolher- o Documento busca oferecer as chaves de leitura da realidade juvenil, baseando-se em diferentes fontes, entre as quais um Questionário on line que reuniu as respostas de mais de 100 mil jovens.
"Sete Palavras" que dizem ser o querer dos jovens
Tudo afirma querer os jovens pode ser resumido em sete palavras que o Istrumentum Laboris assim classificou:
1. Escuta: os jovens querem ser ouvidos com empatia.
2. Acompanhamento: espiritual, psicológico, formativo, familiar e vocacional.
3. Conversão: seja de tipo religioso, sistêmico, ecológico e cultural.
4. Discernimento: uma das palavras mais usadas no Documento, seja no sentido de uma "Igreja em saída" para responder às
exigências dos jovens, seja como dinâmica espiritual.
5. Desafios: discriminações religiosas, racismo, precariedade no trabalho, pobreza, dependência de drogas e álcool, bullying, exploração sexual, corrupção, tráfico de pessoas, educação e solidão.
6. Vocação: repensar a pastoral juvenil.
7. Santidade: o Documento sinodal se concluiu com uma reflexão sobre a santidade, "porque a juventude é um tempo para a santidade".
Que a vida dos santos inspire os jovens de hoje a "cultivar a esperança" para que -como escreve o Papa Francisco na oração final do Documento- os jovens, "com coragem, tomem as rédeas de sua vida, almejem as coisas mais belas e mais profundas e mantenham sempre um coração livre". (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News e comshalom.org)