Jovens Crismando: fé e discernimento para servir a Igreja

IMG-20180529-WA0063

Outubro de 2018 acontecerá o Sinodo dos Bispos com o Tema "Os jovens, a fé e o discernimento Vocacional", Papa Francisco coloca os jovens no centro das atenções, pois o mesmo diz que os carrega no seu coração.

Iluminado pelo documento de preparação para o sìnodo buscamos de organizar o encontro do crisma. O tema norteou o encontro com a reflexão sobre a fé e o discernimento, estas palavras pouco conhecida e compreendida por eles, quem sabe ainda em processo de maturação, tão necessário que aprofundem em suas vidas na caminhada da construção de uma fé internalizada e encarnada na vida. Apresentamos a eles a possibilidade que a Igreja tem de propor uma fé concreta nos diversos serviços e ministerios.

Algumas pessoas testemunharam como realizam seu serviço na igreja como se deu as duas dimensões fé e discernimento em suas vidas apra uma escolha concreta e atuante.

Um convite de Deus Pai aos jovens a sairem para lancar-se em direção de um futuro não conhecido, mas portador de realizações seguras qual ele mesmo os acompanha, assim como foi para abraão: " Sai da tua terra, do meio de seus parentes, da casa de seu pai, e vai para terra que Eu vou te mostrar" Gn12,1.

Um convite a ouvir a voz de Deus que ressoa nos coraçoes através do sopro do Espírito Santo.

O encontro foi recheado de muita alegria e entusiasmo proprio dos jovens.

Irmã Lucia completa com sua partilha

33662356 2243767955649567 551001315749134336 nRealizamos na casa de Espiritualidade Madre Gaetana Sterni, Fartura, neste domingo 27 de Maio, retiro com 48 adolescentes das turmas de crisma da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Tivemos como tema: “Fé e Discernimento para servir a Igreja”. Foi oportunidade de introduzir os adolescentes no tema do sínodo dos Bispos sobre os jovens que acontecerá em Outubro.

Iniciamos pela manha com café, depois dinâmica de apresentação por grupos de cores diferentes e gritos de paz, a oração na grama, espaço verde celebrando invocando a Trindade Santa, canto do Espírito Santo, depois formando círculos de varias cores onde todos puderam ser introduzidos num único circulo, o da Trindade e todos se envolvendo nesse amor trinitário.

33825232 2243767672316262 7118333562071285760 nContinuando com cantos e animação se dirigiram ao salão para as palestras provocativas, interagindo com eles sobre a fé concluída com dinâmica das velas fé, amor e caridade, permanecendo sempre acessa a vela da fé, houve intervalo e novamente no salão foi desenvolvido o tema do discernimento, concluindo com alguns textos bíblicos para que por grupos lessem como e para que se deu o chamado de alguns personagens bíblico e preparasse a plenária em forma de canto, encenação, desenhos e coreografias. Após a preparação tivemos o almoço muito bem preparado pelos colaboradores e muita animação.

Na parte da tarde foi o momento da plenária que foi muito criativa, os jovens tiveram oportunidade de se expressar e tomar consciência que a vida cristã, supõe a Fé e escuta da palavra para realizar a missão que Deus quer de cada pessoa. Tivemos também a exposição de serviços e vocações existentes na Igreja; uma religiosa e um religioso, um casal, catequista e coroinhas, falaram sobre o que fazem, como sentiu o chamado de Deus. Concluímos com a eucaristia e muitos agradecimentos. Para nós foi gratificante e alegre nosso empenho neste dia com eles

Irmã Lucia Maria e Irmã Maria Aparecida

Fartura-SP